quinta-feira, 20 de julho de 2017

Guerra à acne: saiba as causas das espinhas em cada área do rosto




1. Zona T
       É a região que engloba a testa, o nariz e parte do queixo e concentra a maior parte de glândulas sebáceas do rosto. As mudanças hormonais da puberdade têm bastante efeito nessa área, assim como estresse e problemas gastro-intestinais. De acordo com Watters, mudanças na alimentação costumam trazer uma melhora significativa se a acne se concentrar na Zona T. Comece por tomar bastante água e diminuir a ingestão de álcool, café, alimentos muito condimentados e carne. Já alimentos com ômega 3 e 6, além de abacate e azeite de oliva são altamente indicados.

2. Bochechas
As bochechas têm razões bastante simples para apresentarem espinhas: grande parte das vezes, o contato constante das mãos e dos celulares sujos com o rosto é a culpada. Por isso, lavar as mãos com frequência e afastá-las da face é  indicado, bem como limpar o celular com lencinhos antibacterianos e sempre trocar a fronha do travesseiro. A região também está conectada a problemas respiratórios, por isso quem fuma pode ter maior propensão a desenvolver acne na área.

3. Queixo, maxilar e pescoço
A região inferior do rosto costuma ser bastante suscetível a variações hormonais, como aquelas ligadas ao ciclo menstrual – muitos anticoncepcionais, inclusive, tem como função colateral o controle da acne. Um fator pouco considerado, mas que tem grande influência na região, é o surgimento da cândida, um fungo que, em descontrole, causa desconforto nas mucosas da boca, dos olhos e da região genital. Para controlar as erupções nessa área, Watters recomenda o uso de sabonetes com ácido salicílico e peróxido de benzoíla. Uma alimentação controlada, sem muito açúcar, vinho, laticínios, farinha, glúten, soja, frituras e amendoim – entre outros alimentos –, também ajuda a controlar a cândida e, por consequência, ameniza a acne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário