1. Quem tem olhos pequenos não pode usar lápis preto
MITO
Basta saber como usá-lo. “Se ele for aplicado na linha d´água, os olhos de fato parecerão menores”, afirma o maquiador da Natura Marcos Costa, de São Paulo. A saída é passar por fora, na raiz dos cílios superiores e inferiores, esfumando o traço.
Dica:
Se você não tem habilidade para passar o lápis nos olhos, confira aqui uma lista de produtos que vão facilitar a sua vida!
2. Corretivo ressalta rugas e linhas finas
VERDADE
Isso acontece principalmente com o produto de acabamento seco e quando ele é usado em excesso. “Prefira a versão líquida com hidratante na fórmula, que trata a região enquanto camufla as imperfeições”, recomenda Marcos Costa.
Dica:
Saiba tudo sobre o primer colorido, um produto que promete cobrir manchas e olheiras.
3. Qualquer sombra pode ser usada molhada
MITO
Makes que não foram feitos para isso podem estragar e, pior, a umidade cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Cheque sempre na embalagem se o produto permite as duas formas de aplicação. Se sim, para intensificar o tom, umedeça o pincel antes de passar a sombra.
Dica:
Quer comprar uma paleta de sombras, mas está na dúvida sobre quais tons escolher? Decida-se agora!
4. BB cream substitui a base
VERDADE
Apesar de variar de acordo com a marca, uma das propostas desse item é justamente oferecer acabamento de base – mesmo que mais leve. “Para garantir maior cobertura, aumente o número de camadas aplicadas”, diz o maquiador Alysson Carvalho, do salão Vimax, em Curitiba.
Dica:
Entenda a diferença entre BB cream, base e hidrante aqui e acerte na hora da compra!
5. Uma camada de base aumenta a durabilidade do batom
VERDADE
Para que a cor permaneça mais tempo nos lábios, passe uma camada fina de base ou corretivo neles antes do batom. Dica extra: “Prefira os de acabamento mate aplicados com pincel”, diz o maquiador David Godoy, de São Paulo.
Dica:
Fique com o batom perfeito! Confira 7 passos para passá-lo corretamente.
6. Marrom é a cor certa para preencher falhas nas sobrancelhas
MITO
Ela é a mais indicada para a maioria das brasileiras, mas não para todas. “A melhor opção é a que mais se aproxima do tom natural dos fios”, ensina Godoy. Siga a direção dos pelos para obter um resultado mais sutil.
Dica:
Aprenda a modelar as sobrancelhas e mantê-las em dia aqui!
7. Para esconder olheiras, o corretivo precisa ser um TOM mais claro que a pele
MITO
A melhor maneira de disfarçá-las é passar um primer amarelo por baixo do corretivo, que, na verdade, deve ser da mesma cor da pele. O uso de tons claros demais resulta em marcas brancas logo abaixo dos olhos, que ficam ainda mais evidentes em fotografias.
Dica:
Dependendo do grau da sua olheira, busque o tratamento ideal.
8. É possível remover a maquiagem com água e sabão
VERDADE
Dá para tirar boa parte dela assim, mas o demaquilante é mais eficiente, especialmente no caso de makes à prova d´água. “Se for usar sabonete, prefira o de rosto, específico para seu tipo de pele, e só de vez em quando”, diz Marcos Costa. O de corpo é agressivo demais para essa região.
Dica:
Mantenha sua pele sempre saudável e hidratada. Saiba por que limpar e tonificar o rosto.
9. Batom escuro envelhece o visual
MITO
De modo geral, os tons fechados deixam o look mais sóbrio, não necessariamente envelhecido. Vale saber: lábios finos ficam ainda menores quando escuros. “Para ampliá-los, crie um contorno falso levemente para fora da boca com lápis da cor do batom”, diz Alysson.
Dica:
Confira uma seleção incrível de tons escuros para os lábios.
10. Maquiagem mineral é mais adequada para peles sensíveis
VERDADE
Com extratos vegetais e botânicos, além de minerais naturais, é livre de conservantes e fragrâncias; portanto, tem menor potencial alergênico que as demais formulações.
Dica:
Aprenda lições de beleza para quem tem a pele sensível.
11. O iluminador deve ser aplicado nos pontos do rosto que se quer valorizar
VERDADE
Esse jogo de luz e sombras é uma das técnicas mais usadas pelos maquiadores. “Ilumine as áreas a destacar, como o arco das sobrancelhas, têmporas, ossinho do nariz e a parte superior dos lábios”, ensina Chloé Gaya, do Jacques Janine, em São Paulo